E-Proinfo

Atividade 2.6 - Com os professores

Realizamos com os professores da Escola no dia da última Parada Pedagógica a apresentação do ambiente Webquest, uma importante fonte de pesquisa on-line que serve de subsídio ao planejamento diário do professor, pois neste ambiente são postadas atividades de todas as áreas de ensino. Além dessa página, visitaram a wikipédia e o wikcionário, bem como sugestões de sites de jogos educativos para livre pesquisa de atividades para a prática de sala de aula.
Durante o tempo de exploração virtual os professores demonstraram interesse pelas atividades, conseguiram tirar algumas dúvidas com relação à navegação e demonstrarão satisfação às novas descobertas. Todo o trabalho realizado contribuiu muito para futuros planejamentos dos professores.





Atividade 2.7 – Com os alunos
A professora Eliane do 1º Ano A, trabalhou com a turma jogos educativos, jogos de raciocínio, de valores e no próprio teclado do computador para reconhecimento das letras do alfabeto.



No início da atividade os alunos demonstraram-se um tanto quanto agitados, pois o ambiente do Laboratório de Informática é totalmente novo para eles, mas com o passar da aula eles foram acalmando-se. A aula levou mais tempo do que o planejado, de imediato percebeu-se uma grande ansiedade nos alunos para fazer uso dos recursos tecnológicos, alguns nunca haviam sequer tocado em um computador, outros tinham pequenas noções. As explicações da professora foram desenvolvendo-se com naturalidade, e os alunos foram envolvendo-se com muita atenção e vontade de querer aprender mais e mais.





A experiência foi muito produtiva, o que rendeu outras atividades no Laboratório, e a cada aula os alunos aprendem muito mais e cada vez tem mais sucesso.




















ATIVIDADE COM OS ALUNOS DO 5º ANO 

Atividade2. 8:- Internet, hipertexto, hipermídia.

DESCRIÇÃO:
Atendendo a necessidade de estimular o gosto pela leitura e assim favorecer as produções textuais bem como as interpretações, este é um método que pretende atingir o espírito aventureiro, lúdico e mágico que habita o corpo de qualquer criança. Neste processo a leitura será envolvida em todo espaço imaginário, sejam os livros, as revistas, painéis, jornais, músicas ou vídeos com o intuito de extrair de cada um desses recursos uma história que leva á viagem dos sentidos, motores e cognitivos, onde a fantasia se torne realidade e oportunidade.
Este projeto foi aplicado em turmas de diferentes faixas etárias que variam entre seis e dez anos, em diferentes níveis de conhecimento e com a participação efetiva de todos os educadores atuantes na instituição. Portanto neste trabalho priorizamos:
Leitura de livros;
Leitura de imagens;
Leitura de revistas;
Leitura de gibis;
Produções de textos com diferentes estratégias (músicas, filmes, tirinhas, documentários, etc.);
Reestruturações textuais;
Dramatizações;
Todo esse processo se deu com a participação e o compromisso em:
Aumentar o tempo de leitura, tanto coletiva como individual;
Favorecer o espaço de aprendizagem, com decoração estimulante e tranqüila;
Priorizar as produções textuais coletivas em painéis;
Estimular as produções individuais;
Reestruturar textos coletivamente;
Criar a mala de leitura;
Convidar responsáveis para contação de estória;
Recriar histórias a partir de contos e fábulas;
Fazer debates de leituras de jornais e de noticiários;
Fazer roda de conversa sobre as leituras de mundo e de documentários;
Criar o espaço de gibiteca;

AVALIAÇÃO:
A avaliação se fez num processo contínuo e diário por meio de perguntas e debates, interpretações orais coletivas e interpretações escritas, reestruturações, bem como dramatizações e recriações literárias,
As atividades foram avaliadas pelos critérios de ortografia, acentuação, pontuação correta e coerência, seguindo a sequência correta da leitura escolhida

CONCLUSÃO:
Trabalhar a leitura é uma possibilidade que o educando tem de ampliar e diversificar sua aprendizagem. Espera-se que a leitura e o manuseio de recursos literários possam desenvolver no aluno estratégias que não se restringem ao simples ato da leitura, mas que se ampliem a facilidade interpretativa e a produções coerentes.  Contudo podemos estimular o prazer da leitura, através Dramatizações, expressões corporais, mídia, contação e ampliando as pesquisas a vários gêneros literários. 
 


Atividade 3.5 – Conceito de Currículo

  O termo currículo apresenta-se sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Currículo envolve uma associação entre os conceitos, ordem e método e caracteriza-se como um instrumento que facilita a administração escolar. A resposta à diversidade implica que a escola promova uma educação que tenha em conta as necessidades individuais de seus alunos e sugere uma nova filosofia de organização no que diz respeito à diversidade, Numa escola preocupada com a construção de uma educação de qualidade, diversidade é um aspecto enriquecedor de aprendizagem.
 Uma escola inclusiva não se orienta pela uniformidade curricular. Portanto permite alterações profundas de organização de gestão curricular e de formação de professores sendo assim um currículo flexível, ou seja, adaptável.
   Hoje em dia são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intenção pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender. Há várias contribuições que a tecnologia pode oferecer para o enriquecimento curricular que favorece toda a rede de aprendizado, entretanto, vale ressaltar que a tecnologia por si só não é capaz de resolver todos os problemas da educação. O professor tem que ter bem definido a forma como será feito o seu o uso. Um bom profissional de educação usa a tecnologia como fonte determinante e aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes frente às inovações pelas quais a sociedade passa atualmente e que são exigidas pela escola e pela sociedade.
  Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construtora que estará proporcionando a interação entre tecnologia, ensino e aprendizagem, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas.
                                                                                   
ATIVIDADE 4.3 - FEEDBACK DO TEXTO "MÍDIA: EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR"
Nos dias atuais já é realidade em todas as escolas, o uso das tecnologias. O que percebe-se é que os profissionais estão presos a recursos que vêm utilizando há anos e não se dão conta que estão sendo ultrapassados pelos alunos, os quais estão à frente no uso das mais novas tecnologias do mercado.
É preciso mudar esta realidade, investindo na capacitação dos profissionais, na auto-avaliação profissional de cada um de que é necessário avançar e conquistar a independência tecnológica, visando um trabalho mais elaborado e mai atrativo aos alunos.